top of page

ENSINO/APRENDIZAGEM

Pensamento de Paulo Freire - I.png
Depoimento Analítico: Contextualização da teoria e a prática.
 

      Após análise do depoimento provocativo de Fernando Azevedo e dos textos de Ana Mae, pude conhecer a trajetória da arte/educação no Brasil, suas influências sofridas e provocadas e os personagens envolvidos na história tanto quanto as consequências de suas ações. Ações que foram expressadas de várias formas e por personagens que se destacaram com trabalhos realizados com paixão, dedicação, empenho - dentre os quais merece o grande destaque Noêmia Varela.  Ainda motivada pelo depoimento de Fernando Azevedo, entendi que trabalhar a arte e com a arte no campo da educação é um ato nobre: nos provoca a desenvolver atividades e estratégias que possam explorar o universo artístico utilizando meios e formas que permitem revelar o conhecimento, estampar culturas e expor sentimentos sempre na certeza de construir uma inter-relação do eu com o outro; afim de formar uma identidade crítica, racional e sensível.
     Trabalhar com arte é trabalhar com vida, com serenidade, paixão, com conhecimento. Trabalhar com arte é algo esplêndido que nos aproxima, nos identifica, nos reconhece, nos enobrece... 

....................................................................................................................................................................................
  ​ANÁLISE TEXTUAL

     Analisando os textos de Ana Mae e do depoimento provocativo de Fernando Azevedo, tive um melhor entendimento da evolução da Arte/Educação no brasil. Entendi o quanto a trajetória artística foi ora sacrificante, ora prazerosa vivenciadas e sentidas pelos personagens marcantes que escreveram essa historia de árduas lutas e conquistas que atualmente estão sendo propostas como pedagogia de contextualização carregada de significados. Neste embate destacam-se entre os grandes motivadores e contribuintes dessa evolução Paulo FreireAnísio TeixeiraAna Mae BarbosaNoêmia Varela; pessoas que abriram caminhos para um futuro artístico inesperado que rebuscaram elementos que provocassem investigações em diversas áreas do conhecimento com o propósito de impulsionar cada indivíduo a vivenciar, valorizar, expor suas experiências, idéias e emoções através da arte de forma a interligar o real com o imaginário, contextualizar, expandir resultados interessantes onde o mundo de um interliga por algum fio artístico com o mundo do outro culminando em um encontro de informações que lança o individuo à bela aventura chamada construção de conhecimento e saberes diferentes para que cada individuo possa ser multiplicador e transmissor de valores estético e culturais do universo cotidiano.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Reflexão:

Motivada pelo depoimento provocativo de Fernando Azevedo, percebi a importância da arte ao longo da vida. Conclui então que somos e estamos inseridos num contexto artístico interessante em que a arte nos é apresentada sempre de forma lúdica, colorida, intrigante, reflexiva... O teatro, a dança, a música, o texto, a criação: tudo nos faz ver e rever, pensar, refletir o cotidiano, o passado, o presente, o futuro. Viver a arte é uma ação fantástica que influencia e motiva personagens a criar uma inter-relação com o meio em que vive, sem medo, pois na arte não existe o certo ou errado e sim diferentes visões, experiências e interpretações.

PROJETO: ARTE-HISTÓRIA ENCANTADA

           Motivada pelo mundo artístico e pela motivação que a leitura dos textos me promoveu, desenhei um projeto para ser desenvolvido com alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental.

           Retrato aqui meu projeto construído para interagir real e imaginário, com a proposta de que fosse criado um livro gigante e transportar para estes livros uma historia encantada - fábulas ou contos de  fadas - reescrevendo a história com adaptações de acordo com o mundo atual mantendo os personagens e o enredo. Em seguida teriam que contar suas histórias para os colegas e posteriormente para os alunos das séries iniciais. Vários foram os elementos usados para explorar a arte nesse projeto desde a escolha do material a ser utilizado até a organização de como colocá-los em exposição. Houve também o exercício da interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento como língua portuguesa, matemática, história e geografia.

           A gratificação maior foi ver o resultado dessa criação artística envolvida pela exploração da criatividade e o entusiasmo dos estudantes tanto durante como após a execução do projeto pois puderam refletir, pensar, interagir para que todos os participantes e expectadores pudessem entender, identificar e conhecer um universo tão conhecido pelas histórias encantadas e tão diferente por estarem adaptadas a realidade do cotidiano.

Assista o vídeo também no Youtube!       Acesse o link: https://youtu.be/Hg_64o602rE  

 

                     

escola.gif
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube
bottom of page