top of page

PROJETOS E PLANOS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Silvana Eliza da Silva Pereira

 

TEMA:

          O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA e-ARTE EDUCAÇÃO: O MERCADO CULTURAL INTERNACIONAL VERSUS EDUCAÇÃO INTERMIDIÁTICA CRÍTICA, PERFORMANCES E ARTE/EDUCATIVAS: AS PERFORMANCES e-ARTE/EDUCATIVAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. 

 

O QUE ENSINAR?

     Arte: Educação Artística musical: Ensinar a todos os envolvidos a refletir criticamente sobre os padrões sociais de beleza ditados pelos meios sociais e pelos ídolos musicais e a visão percebida pelos envolvidos a partir da apresentação e pesquisas sobre os artistas mais acessados nas redes sociais.

POR QUE ENSINAR?

     Existe a necessidade de preparar os estudantes, para vivenciar reflexões acerca de problemáticas e soluções que exigem um posicionamento urgente e emergente de forma critica e positiva diante de situações em que estudantes se veem envolvidos em ações discriminativas e/ou ofensivas de forma a lidar com situações inesperadas dentro e fora do meio escolar sendo ou não resultado de influencias impostas por artistas e ídolos musicais.

PARA QUEM ENSINAR?

     É uma proposta para envolver todos os participantes em especial aos estudantes de ensino fundamental - series finais, ou seja estudantes entre 11 e 15 anos com e a comunidade escolar

 

COMO ENSINAR?

 

     Após varias pesquisas nas mídias sociais será desenvolvido um projeto a ser executado no âmbito escolar, com atividades de ações artísticas performáticas que envolvam pesquisas temáticas sobre músicas, danças, teatro, cinema...

 

 
FONTES DE PESQUISAS MUSICAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DESSE PROJETO:
* Vídeos áudios-musicais: YouTube:

►Musical "Show das poderosas" de  Anita, disponível em:

https://youtu.be/FGViL3CYRwg

►Musical "Se Olha No Espelho" de Maiara & Maraisa - (participação de Cristiano Araújo) disponível em: 

https://youtu.be/xtP_rv0n198

►Musical "Propaganda" de Jorge & Mateus disponível em:

https://youtu.be/mQr7XemLs8s

►Musical "Garotas não merecem chorar" de Luan Santana, disponível em:

https://youtu.be/uPLztx0LcYA

 

FILMES

  • O Mínimo Pra Viver

     Ellen é uma jovem rebelde e anoréxica de 20 anos que, apesar de passar a maior parte da adolescência em diversos programas de reabilitação, continua emagrecendo mais e mais a cada ano. Determinada a encontrar uma solução, sua família disfuncional decide enviá-la a uma comunidade para jovens liderada por um médico pouco convencional. Surpresa com as novas e inusitadas regras do local e encantada com os outros pacientes, Ellen precisa descobrir como confrontar seu vício e gostar de si mesma para conseguir enfrentar seus demônios.

  • A Estrada Interior

     Vincent é um adolescente que sofre de Síndrome de Tourette. Quando a mãe dele morre, os sintomas da doença pioram. O pai dele fica preocupado com sua própria imagem, por trabalhar no ramo da política, e interna o filho em uma clínica. No local, ele conhece o amigo Alex, vítima de transtorno obsessivo-compulsivo, e a nova namorada, Marie, vítima de anorexia. Juntos, os três fogem do lugar e fazem uma viagem ao mar, na intenção de espalhar as cinzas da mãe de Vincent.

  •  O Amor é Cego

     Hal é um homem que segue à risca o conselho de seu pai e apenas se interessa por mulheres que tenham um físico perfeito. Mas tudo muda quando ele se encontra com Anthony Robbins, um guru de auto-ajuda que o hipnotiza e faz com que ele apenas possa visualizar a beleza interior das mulheres. Sem saber que está sob o efeito de hipnose, Hal se apaixona por Rosemary, uma mulher obesa que é vista por ele como se fosse uma verdadeira deusa. Até que, após ser retirado da hipnose por seu amigo Mauricio, passa a ver como Rosemary é de verdade e precisa tomar uma decisão sobre seu relacionamento com ela.

  • Preciosa

     1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe, ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

TEXTOS

Ditadura da beleza: a busca inatingível do corpo perfeito
Para atingir o sucesso das pessoas magras, a indústria da beleza cria as necessidades de como obter um corpo perfeito. Disponível em:

https://www.psicologiasdobrasil.com.br/ditadura-da-beleza-busca-inatingivel-do-corpo-perfeito/

►Ditadura da beleza: Uma pequena reflexão, disponível em:

https://www.pensador.com/a_ditadura_da_beleza/

►Ditadura da beleza! Depois dos Quinze. Uma abordagem sobre o tema, disponível em:

http://www.depoisdosquinze.com/2011/02/03/ditadura-da-beleza/

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

  • Pesquisas

  • Debates

  • Depoimentos

  • Entrevistas

  • Redações

  • Músicas

  • Teatros

  • Exposição de trabalhos realizados

  • Poemas

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

**Por este ser um esboço de intervenção pedagógica, poderá sofrer alterações em todos os itens aqui apresentados, para enriquecimento da proposta.

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube
bottom of page